ArticulAção fará Caravana de mobilização em periferias de Petrópolis

Três comunidades do município de Petrópolis serão palco de um a atividade de mobilização proposta pelo Projeto ArticulAção, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH).

Nos dias 15, 16 e 29 de agosto a equipe irá circular pelas ruas do Alto Independência, Madame Machado e Caxambú, buscando mobilizar os moradores para participarem das diversas  atividades. A Caravana Itinerante faz parte de uma das metas do projeto, que é contribuir para o protagonismo da juventude que vive nas periferias da cidade.

Para os três dias de Caravana estão previstas diversas atividades artísticas como esquetes teatrais e apresentações de música, com ênfase no ritmo funk,  contação de histórias, atividades de cartografia, com a técnica desenvolvida pelo Projeto Filhos da Terra (também do CDDH), serviços de estética, oficinas de dança , além de possibilitar ações de consulta e retirada de CPF (Cadastramento de Pessoa Física). A equipe espera atrair também, a participação dos artistas de cada bairro, por isto, o evento terá um espaço reservado para apresentações improvisadas.

O Projeto ArticulAção é patrocinado pela Petrobras e recebe o apoio da DKA ÁustriaCriado em 2014 o ArticulAção tem como objetivo compreender a realidade vivida pelos jovens nas periferias da cidade, entendendo que eles fazem parte de uma grande parcela  da população que é marginalizada pela sociedade. Para isto a equipe executa um processo de pesquisa a partir da cartografia social, técnica em que a participação dos moradores é fundamental para a construção do mapeamento local. Mas a realização da pesquisa é apenas uma das ações do projeto, que elabora , diariamente, diversas oficinas voltadas para a juventude habitante dessas localidades.

O processo de cartografia social culminará ainda, no lançamento de três cartilhas e uma publicação final,  com o material produzido pela equipe. Tudo isto elaborado pela equipe que é composta de educadores populares e jovens monitores, que também são moradores de comunidades das periferias de Petrópolis.

 

Programação:

 A participação é gratuita e a diversão é garantida.O primeiro dia de evento acontecerá no próximo sábado, dia 15/08. A Caravana partirá da Creche São Charbel, que fica na Rua Flavio Cavalvante, 51, no Caxambú, às 14h e não tem hora para terminar. Já no domingo (16/08) as atividades começarão às 15h, na conhecida pracinha do Alto Independência, localizada na Rua Leonor Maia. No dia 29/08, a Caravana Itinerante levará ao bairro Madame Machado, diversas atividades, ainda com horário e ponto de encontro a serem confirmados.