Aula Pública que acontece no próximo sábado (29/08) propõe um novo olhar sobre as drogas

Por Juliana Oliveira em 25.08.2015

 

No próximo sábado (29/08) a partir das 14h será realizada, na praça da liberdade, uma aula pública sobre as drogas, o uso, o conceito de prevenção e tratamento. Intitulada '“Drogas, uma perspectiva histórica, descriminalização e redução de danos”, a  proposta é ampliar, a partir desta evento, os debates já realizados entre diversos profissionais que atuam no atendimento aos usuários e no estudo da temática. 


Após mais de 30 anos de prática de Redução de Danos no Brasil, atuação que considera as vulnerabilidades e o contexto social em que o usuário está inserido, ainda é preciso rever os conceitos e preconceitos que permeiam a lógica de tratamento e de prevenção. 

O evento é uma iniciativa da Rede de Discussão sobre Políticas Públicas e Práticas de Cuidado aos Usuários de Drogas, lançada em julho deste ano, com o objetivo de integrar os diversos setores que prestam assistência aos usuários e famílias.

A Aula Pública será ministrada pelos psicólogos Alexandre Goulart, do Conselho Regional de Psicologia – subsede serrana (CRP) e Fabiano Macedo, do Projeto Social C3, que também fazem parte da rede. Como o próprio nome diz, o evento é público e visa ampliar o debate gratuito, para todos os Petropolitanos. 

Reconhecendo a depenência como uma consequência também de aspectos sociais e defendendo a visão do usuário como protagonista do próprio processo de tratamento, a REDE pretende incidir nos programas de formação e contribuir com ações que auxiliem o trabalho daqueles que estão à frente dos atendimentos.

EVENTO GRATUITO

Aula Pública: “Drogas, uma perspectiva histórica, descriminalização e redução de danos”

Horário:   13:30h  Apresentação- Grupo de Danças I-alpha

               14h      Aula Pública-   Com Alexandre Goulart (Psicólogo do CRP) e Fabiano Macedo     (Psicólogo de Projeto Social C3) 

Local: Coreto da Praça da Liberdade

 

Organização: Rede de discussão sobre políticas públicas e práticas de cuidado aos usuários de drogas

Apoio: Aliança Revolucionaria Proletaria Jovem (ARPJ), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Projeto Social C3, Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), Conselho Regional de Psicologia (CRP).