-
NOTA EM SOLIDARIEDADE À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A TODAS E TODOS QUE DEDICAM SEUS ESFORÇOS AO CUIDADO COM ESSAS PESSOAS
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis vêm a público se solidarizar com a população em situação de rua da cidade de São Paulo e com todas e todos aqueles que dedicam esforços para diminuir o sofrimento destas pessoas.
É impossível apoiar estes grupos e pessoas sem denunciar as arbitrariedades e a precarização da política de atendimento a pessoas em situação de rua no município de São Paulo desde a posse do atual governo municipal. Além do descaso da Prefeitura Municipal de São Paulo com este público, se torna cada dia maior e mais violenta a política higienista realizada e legitimada por ela e pelo Governo do Estado, que não se posiciona com relação a esta violência e negligência, que, aliás, corrobora com ações produzidas pelo próprio Estado no mesmo sentido.
-
CDDH torna público o repúdio à ação arbitrária e de criminalização da defesa dos direitos humanos por parte da Polícia Militar e Polícia Civil em Petrópolis contra um profissional de nossa instituição
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis – Grupo Ação, Justiça e Paz, bem como as demais instituições subscritas, vem, através da presente, tornar público o repúdio à ação arbitrária e de criminalização da defesa dos direitos humanos por parte da Polícia Militar e Polícia Civil em Petrópolis contra um profissional de nossa instituição. Repudiamos também a forma como os fatos foram divulgados em um jornal local, reproduzindo a versão dos policiais e sem que fosse oferecido espaço para o contraditório.
-
NOTA DE REPÚDIO SOBRE A AMEAÇA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO AÇU, DETERMINADA PELO JUIZ DA 1a VARA DA COMARCA DE SÃO JOÃO DA BARRA/RJ
Mais uma vez as famílias do Açu sofrem com a ameaça de reintegração de posse determinada pelo juiz da 1a VARA DA COMARCA DE SÃO JOÃO DA BARRA/RJ. Não é a primeira vez que as famílias, legítimas proprietárias e possuidoras, recebem essa ameaça. Suas histórias e experiências no território do Açu estão marcadas por ações arbitrárias do poder político que se alia ao poder econômico, tendo o poder judiciário como o representante fiel dessa aliança.
-
Conflito agrário no Porto do Açu: juiz nega reintegração de posse e determina suspensão do processo por 40 dias
-
NOTA DE REPÚDIO AO FECHAMENTO DE UNIDADES ESCOLARES
-
Diga NÃO À “REFORMA DA PREVIDÊNCIA” - Reaja agora ou morra trabalhando! TEMER: ESSA CONTA NÓS NÃO VAMOS PAGAR
O Movimento Sindical, Popular, Estudantil, Centrais Sindicais, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, e a Sociedade Civil Organizada de petrópolis, convocam toda a população e a classe trabalhadora, para a GREVE GERAL, no dia 28 de abril, sexta-feira, com atos e manifestações, contra as reformas da previdência social, reforma trabalhista e contra a terceirização.
-
NOTA PÚBLICA SOBRE A RETOMADA DE TERRAS NO 5° DISTRITO DE SÃO JOÃO DA BARRA, RIO DE JANEIRO
Desde a manhã do dia 19 de abril de 2017, cerca de 100 agricultores e agricultoras da região do Açu, município de São João da Barra-RJ seguem com a luta pela retomada de suas terras, expropriadas pelo governo Sergio Cabral e pelo Grupo EBX, de Eike Batista. Sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN), as terras foram tomadas dos/as agricultores/as por ato desapropriatório e entregues a empresa LLX, que tinha por interesse a implantação de um distrito industrial na área do entorno do Porto do Açu. Através de um termo precário e de pagamentos irrisórios, a CODIN autorizou a empresa de Eike a entrar e tomar a posse
destas terras.
-
Nota de Apoio ao Colégio Alaor pela abordagem da temática de gênero em redação
Nota de Apoio ao Colégio Alaor, pela abordagem da temática de gênero na redação destinada aos alunos do Ensino Médio
-
REPÚDIO AO TEXTO PUBLICADO NO DIÁRIO DE PETRÓPOLIS
CDDH divulga nota de repúdio ao texto publicado em coluna assinada na edição do último dia 27/01 do Jornal Diário de Petrópolis.
Objetivando enaltecer a atuação da Guarda Civil do município em razão do início de mandato de um novo governo, a divulgação de caráter preconceituoso e homofóbico, reforça a cultura de ódio hoje amplamente disseminada entre os mais diversos grupos sociais, ferindo conceitos básicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
-
"Um olhar sobre o desespero da juventude Negra no Estado do Rio de Janeiro"
-
Nota de pesar pelo falecimento de D. Paulo Evaristo Arns
Morreu hoje (14) pela manhã o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, aos 95 anos de idade. O Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo foi referência para o movimento pela garantia dos direitos humanos no Brasil e no exterior.
-
NOTA DE REPÚDIO À INVASÃO DA ENFF
-
Lettre politique du 2ème Séminaire des victimes des catastrophes socio-environnementales dans la région Serrana
-
Carta política do II Seminário de Afetadas e Afetados em desastres sócioambientais da Região Serrana Teresópolis
-
CARTA – XVIII ENCONTRO: ASSEMBLEIA NACIONAL DO MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS
-
Nota de Agradecimento: campanha de doações
-
Nota de Esclarecimento e Repúdio
-
Nota Oficial- Criminalização dos Movimentos Sociais e dos Defensores dos Direitos Humanos
-
'Moção de repúdio à possível extinção da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro'