CDDH-Petrópolis fala sobre a População em Situação de Rua e o Direito à Cidade em Barbacena/MG

Barbacena promove 1º Fórum sobre a População em Situação de Rua no dia 04/07/2018 e equipe do CDDH contribui com a discussão.

 

Barbacena promoveu, no dia 04 de julho (quarta-feira), o 1 º Fórum sobre a População em Situação de Rua: Avanços, desafios e possibilidades. A Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria Municipal de Programas Sociais-SUBPS/Sesaps, juntamente com o Consultório na Rua, promoveram o evento, que contou com a participação de vários segmentos da sociedade civil e principalmente, da equipe do Projeto Pão e Beleza - projeto com a população em situação de rua executado por voluntários de Barbacena, inspirados pelo Projeto Pão e Beleza do CDDH-Petrópolis. 

A programação incluiu palestras, debates, roda de conversa.. O objetivo do evento foi, além de apresentar um panorama da situação, enfrentada nacionalmente, reunir sugestões e debater políticas públicas para alterar a situação dessa parcela da população.

O evento começou com a fala de Carla do CDDH com o tema "Os moradores de rua e sua relação com o espaço: o direito à cidade", onde foi destacado o direito a permanência, trânsito e acesso regidos pela Constituição Federal do Brasil e a Declaração Universal de Direitos Humanos.  Enfatizou a necessidade de se discutir a política nacional e de inserí-la nos municípios para que o direito seja destaque, sem menosprezar o importante papel hoje desenvolvido pelas instituições de caridade. Destacou também a necessidade de desnaturalizar as concepções do senso comum que acabam estigmatizar a população em situação de rua.