Convivência na praça

Por Juliana Oliveira em 27.06.2016

No dia 26/06 a equipe do Projeto Pão e Beleza: Espaço de Cidadania e outros membros do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) realizaram um evento em praça pública, no centro de Petrópolis, voltado para as pessoas em situação de rua.

A proposta era reunir a rede de atores que trabalham em benefício desta população. Das 10h às 14h a praça da Inconfidência, transformou-se em praça da convivência e recebeu, além de diversas pessoas em situação de rua, integrantes  do grupo Teatro Circense Andança, da Pastoral de Rua de Petrópolis, de alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Fmp Fase, do projeto Projeto Abraços que Curam, além do vereador Silmar Fortes, que chegou trazendo doces para alegrar a confraternização.

Ao todo 120 refeições foram distribuídas e diversas ações realizadas para o grupo de quase 80 pessoas, que participou do café da manhã em grupo, apresentação de teatro, jogos de mesa (dama e cartas), doação de roupas, almoço feito pela equipe do Restaurante Tempero Fino e um bate papo que deixou um desejo de repetição no coração dos presentes.

Assim como outras organizações, o CDDH realiza diversas ações voltadas para população em situação de rua, mas o objetivo do ‘Convivência na Praça’ é estimular a criação de uma rede integrada de atuação, que considere essas pessoas em todas as suas diversidades, escolhas e, sobretudo, o local onde habitam: a rua.  Além disso, a proposta pretende demonstrar que é importante dar espaço para esta convivência, para o bate papo, oportunizando a vida em sociedade além dos grupos de solidariedade que formam nas  ruas.  “O projeto Pão e Beleza não atende a população de rua e sim convive com ela. Demonstração disso é vê-los como partícipes da atividade, envolvidos em todo o processo, desde o planejamento até a execução” comentou Carla Carvalho – coordenadora do projeto.

Até o final do ano a equipe pretende realizar, ao menos mais uma atividade como esta e espera que até mais grupos estejam envolvidos no trabalho em benefício desta população.