Criação de quintais agroecológicos é uma das metas de projeto voltado para jovens
Por Juliana Oliveira
A construção de quintais agroecológicos em moradias das comunidades das periferias de Petrópolis é um dos objetivos do Projeto ArticulAção, iniciativa do CDDH-Petrópolis, executada desde 2014 com o patrocínio da Petrobras e apoio da DKA Áustria.
Desde o início das atividades os educadores realizam oficinas práticas e teóricas sobre o tema, que objetivam conscientizar a juventude sobre a importância de, não apenas cuidar da natureza, mas também usufruir dos bens naturais, contribuindo para a situação familiar e modificando os próprios hábitos alimentares.
Modificar rotinas e olhares não é algo fácil e pode levar um bom tempo para acontecer, ainda mais naqueles que vivem à margem, onde a urgência de sobreviver parece impedir a transformação, mas é justamente neste ponta em que entra a função da equipe deste projeto: auxiliar na compreensão da própria realidade e na possível construção de um novo modo de vida.
De acordo com Josiane Fausto e Fabiano Azevedo, responsáveis pelo EAPA- Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas do projeto, durante o processo de sensibilização para a construção dos quintais é possível perceber o quanto que a temática da alimentação chama atenção dos jovens. "As práticas de cultivo tem feito com que os jovens levem essas experiências para suas famílias e busquem transformar os espaços como lugares de troca e fortalecimento dos saberes que já são evidenciados nas falas dos jovens", contou Fabiano. Nesta mesma perspetiva Josiane revela o retorno identificado até o momento: "...Os avanços que percebemos vêm das trocas que são feitas dos jovens com suas famílias e os desdobramentos dessas práticas em suas realidades, já que são famílias que tem uma vida corrida", disse.
A proposta é realizada nas três comunidades de atuação do projeto: Alto Independência, Caxambú e Madame Machado. Com a criação da horta feita no espaço da instituição os jovens puderam recolher mudas das hortaliças plantadas para iniciar o próprio quintal em casa, trabalho que recebe apoio e orientação de educadores especializados no tema.