Dados finais da pesquisa do Projeto ArticulAção serão divulgados em Seminário
No próximo dia 30/07 a partir das 14h a equipe do projeto ArticulAção (do CDDH) realizará o Seminário de lançamento dos dados finais da pesquisa feita com a juventude nas periferias de Petrópolis. O evento foi elaborado por uma rede de atores criada na comunidade Independência a partir do projeto e acontecerá na quadra de esportes da comunidade, ao lado da Escola Municipal do Bairro.
Esta é a segunda publicação elaborada pelo projeto sobre o trabalho de pesquisa realizado em três comunidades das periferias de Petrópolis (Independência, Caxambu e Madame Machado). São dados que avaliam desde o índice de violência sofrida até a percepção de comunidade e o que isto representa no contexto de cidade. No primeiro volume, lançado em 2015, foram divulgadas informações parciais encontradas na etapa inicial do projeto, a partir das oficinas multidisciplinares voltadas para os jovens. Às vésperas de finalizar este período da iniciativa a equipe lança o resultado final da investigação proposta, na certeza de que os impactos realizados e sentidos vão além do que se pode quantificar.
O evento contará com a mesa de apresentação da pesquisa, que será composta pelos jovens e educadores participantes e a mesa de debate sobre a Independência, que abordará os impactos do projeto na comunidade, a contribuição para o desenvolvimento do protagonismo da juventude local e o estímulo para a criação de políticas públicas voltadas para jovens da periferia. Entre os convidados para iniciar a conversa estão a Conselheira Tutelar e Técnica de Enfermagem, Suany Pitorra, a Diretora da Escola Municipal Alto Independência, Cecília Pinheiro e a moradora da comunidade, Maria Monica de Carvalho. Na programação também estão confirmadas várias apresentações culturais: com o Grupo de Dança da própria comunidade, o Coral de crianças da Escola Verde e o Coletivo de Musicalização e Funk Hamdaiuê, que faz parte do ArticulAção e é compostos por jovens moradores de periferias da cidade. O Seminário será gratuito e ainda irá oferecer ações sociais, como a retirada de documentos e uma 'feira da gratidão', que visa estimular a troca de roupas entre o público.
Entenda:
dinâmicas de relação em comunidade. Educadores sociais de várias áreas, tais como serviço social, psicologia e história estabeleceram vínculos e deixaram-se afetar a partir dos encontros, que floresceram não apenas na criação de hortas urbanas e mapas criados através da técnica da cartografia social, mas em relatos (muitos descritos na publicação lançada) e transformações que somente a vivência possibilita verificar.
Seminário de Lançamento dos Dados Finais da Pesquisa do Projeto ArticulAção
Local: Quadra de Esportes da Comunidade (aoo lado da Escola Municipal Alto Independência)
Data: 30/07/2016 (sábado)
Horário: 14h