Dados finais da pesquisa do Projeto ArticulAção serão divulgados em Seminário

No próximo dia 30/07 a partir das 14h a equipe do projeto ArticulAção (do CDDH) realizará o Seminário de lançamento dos dados finais da pesquisa feita com a juventude nas periferias de Petrópolis. O evento foi elaborado por uma rede de atores criada na comunidade Independência a partir do projeto e acontecerá na quadra de esportes da comunidade, ao lado da Escola Municipal do Bairro.

Esta é a segunda publicação elaborada pelo projeto sobre o trabalho de pesquisa realizado em três comunidades das periferias de Petrópolis (Independência, Caxambu e Madame Machado). São dados que avaliam desde o índice de violência sofrida até a percepção de comunidade e o que isto representa no contexto de cidade. No primeiro volume, lançado em 2015, foram divulgadas informações parciais encontradas na  etapa inicial do projeto, a partir das oficinas multidisciplinares voltadas para os jovens. Às vésperas de finalizar este período da iniciativa a equipe lança o resultado final da investigação proposta, na certeza de que os impactos realizados e sentidos vão além do que se pode quantificar.

O evento contará com a mesa de apresentação da pesquisa, que será composta pelos jovens e educadores participantes e a mesa de debate sobre a Independência, que abordará os impactos do projeto na comunidade, a contribuição para o desenvolvimento do protagonismo da juventude local e o estímulo para a criação de políticas públicas voltadas para jovens da periferia. Entre os convidados para iniciar a conversa estão a Conselheira Tutelar e Técnica de Enfermagem, Suany Pitorra, a Diretora da Escola Municipal Alto Independência, Cecília Pinheiro e a moradora da comunidade, Maria Monica de Carvalho. Na programação também estão confirmadas várias apresentações culturais: com o Grupo de Dança da própria comunidade, o Coral de crianças da Escola Verde e o Coletivo de Musicalização e Funk Hamdaiuê, que faz parte do ArticulAção e é compostos por jovens moradores de periferias da cidade. O Seminário será gratuito e ainda irá oferecer ações sociais, como a retirada de documentos e uma 'feira da gratidão', que visa estimular a troca de roupas entre o público.

 

Entenda:

ArticulAção realizou durante os anos de 2014 e 2016 uma pesquisa-intervenção sobre os jovens e com eles nas comunidades Independência, Madame Machado e Caxambu, ambas da periferia de Petrópolis e, durante este período, desenvolveu atividades que visavam contribuir para a percepção de si e da realidade, através do questionamento das práticas estabelecidas em sociedade  e da proposição outras de 

dinâmicas de relação em comunidade. Educadores sociais de várias áreas, tais como serviço social, psicologia e história estabeleceram vínculos e deixaram-se afetar a partir dos encontros, que floresceram não apenas na criação de hortas urbanas e  mapas criados através da técnica da cartografia social, mas em relatos (muitos descritos na publicação lançada) e transformações que somente a vivência possibilita verificar. 

SERVIÇO
 

Seminário de Lançamento dos Dados Finais da Pesquisa do Projeto ArticulAção

Local: Quadra de Esportes da Comunidade (aoo lado da Escola Municipal Alto Independência)

Data: 30/07/2016 (sábado)

Horário: 14h