DIÁLOGOS CDDH aborda a Criminalização da Pobreza e dos Defensores dos Direitos Humanos

Por Juliana Oliveira em 06.09.2014

Na próxima quinta-feira (11/09) a partir de 18h30, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) realiza, na própria Sede, o evento Diálogos CDDH. Desta vez o objetivo é promover o debate sobre A Criminalização da Pobreza e dos Defensores dos Direitos Humanos.

Diálogos CDDH é uma atividade histórica da organização, criada com o objetivo de disseminar as discussões já realizadas internamente entre membros do CDDH. Nesta edição serão debatidas as diversas demandas sociais apresentadas aos membros da organização, nos atendimentos oferecidos para a população. Estarão em pauta o sistema carcerário no país e as dificuldades enfrentadas por mães de jovens presos no município, além das consequências e impasses que pessoas e movimentos sociais encontram, na luta contra as violações de direitos. 

Entre as participações já confirmadas estão a da professora Fernanda Vieira, do Centro de Assessoria Popular Mariana Criola- RJ, de representantes do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerje das advogadas do Projeto Assessoria Jurídica Popular do CDDH-Petrópolis, Francine Damasceno Pinheiro e Cecilia Vieira de Melo.
 

De acordo com Francine Pinheiro, uma das idealizadoras desta edição do Diálogos CDDH, a criação do evento também foi motivada por outras causas. "É consequência da situação de criminalização que o CDDH vem sofrendo,  através do processo por difamação, que a Concer ajuizou contra suas advogadas, tendo em vista as inúmeras violações que estão sendo denunciadas pela instituição e apuradas pelo MPF (Ministério Público Federal)", afirma.

A instituição, presidida por Leonardo Boff, existe há 35 anos e acompanha as diversas lutas e demandas sociais em Petrópolis, principalmente em comunidades periféricas da cidade, realizando ações e projetos para promover a efetivação dos direitos humanos e instigar o debate e a integração da população.

O evento é gratuito, voltado para o público em geral e, para participar, não é necessário realizar inscrição. A Sede do CDDH-Petrópolis fica na Rua Monsenhor Bacelar, 400, no Centro de Petrópolis.