Edição 2016 do Relatório de Direitos Humanos no Brasil será lançada na próxima semana

A 17ª edição do relatório Direitos Humanos no Brasil traz 25 artigos de autores de várias áreas, que analisam a situação dos Direitos Humanos no Brasil durante a realidade política de crise democrática no país. A publicação será lançada no próximo dia 6/12 às 18h,  no SESC Bom Retiro, em São Paulo.

No lançamento Leonardo Boff e Márcia Miranda seão homenageados pelo trabalho em defesa dos direitos humanos em 2016, assim como o povo indígena Guarani-Kaiowa, os imigrantes e a pastora luterana Romi Márcia Bencke. A programação ainda contará com a apresentação dos grupos "As despejadas" e "As cantadeiras" . A entrada é franca e os presentes receberão um exemplar gratuito.

O relatório é publicado desde 2000 pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e a edição de 2016 aponta as consequências do impeachment da presidenta Dilma Rousseff às conquistas da população brasileira. 

Após um ano do crime ambiental em Mariana (MG),  o sofrimento das comunidades atingidas, o atual sistema elétrico e os arranjos de governança global e o meio ambiente torna-se foco de análise de três artigos da publicação. A criminalização dos movimentos sociais, a repressão aos estudantes secundaristas e as medidas anti-democráticas nas outros aspectos abordados no livro. 

Ainda são relatadas as dificuldades de acesso à terra pelas populações quilombolas e indígenas, o direito das mulheres, trabalho, a Comissão da Verdade e a  encíclica ecológica do Papa Francisco, que contou com uma análise de Leonardo Boff.

 

Serviço
Lançamento do livro Direitos Humanos no Brasil 2016
Quando: 06 de dezembro de 2016 às 18h00
Local: SESC Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro


Confira a programação:
Atrações culturais:"As Despejadas" e "As Cantadeiras"
Apresentação do livro Direitos Humanos no Brasil 2016
Homenagens ao povo indígena Guarani-Kaiowá, aos migrantes, à pastora luterana Romi Márcia Bencke, ao teólogo Leonardo Boff e Márcia Miranda.