Evento adiado após ocupação da PM do Independência
Em função dos últimos conflitos armados na comunidade Independência o Seminário de lançamento dos dados finais da pesquisa do Projeto ArticulAção, foi adiado para o dia 30/07. O evento aconteceria amanhã (16/07) na Escola Municipal do bairro.
De acordo com os moradores, após intensa troca de tiros na região a Polícia Militar (PM) foi acionada e ocupou a localidade conhecida como 'cantão'. Com isto as escolas permanecerão fechadas e o clima de insegurança está fazendo com que a maioria das famílias permaneçam em casa.
O Seminário é uma iniciativa da Rede de atores da comunidade, criada a partir do trabalho do projeto ArticulAção, que é voltado para os jovens que vivem nas periferias da cidade de Petrópolis.
Esta é a segunda publicação elaborada pelo projeto sobre o trabalho de pesquisa realizado em três comunidades das periferias de Petrópolis (Independência, Caxambu e Madame Machado). No primeiro volume, lançado em 2015, foram divulgados os dados parciais encontrados na etapa inicial do projeto, a partir das oficinas multidisciplinares voltadas para os jovens. Às vésperas de finalizar este período da iniciativa a equipe lança o resultado final da investigação proposta, na certeza de que os impactos realizados e sentidos vão além do que se pode quantificar.
Durante os anos de 2014 e 2016 o ArticulAção realizou uma pesquisa sobre a juventude em três comunidades da periferia do município (Independência, Madame Machado e Caxambu) por meio de atividades que tinham o objetivo de estimular no jovem a percepção de si e da realidade ao redor.
Através do questionamento das práticas estabelecidas em sociedade e da proposição de outras dinâmicas de relação em comunidade, educadores sociais de diversas áreas, tais como serviço social, psicologia e história realizaram oficinas práticas e teóricas, que culminaram na criação de hortas urbanas e no mapeamento das localidades a partir da cartografia social: técnica cuja identificação das regiões é feita pelos próprios moradores, com base nos afetos e referências da comunidade. Informações como estas estão descritas na publicação final e serão apresentadas durante o Seminário, que é gratuito e aberto ao público em geral.