Evento irá reunir pessoas de vários países para refletirem sobre desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária

Por Juliana Oliveira em 24.09.2015

 Seminário internacional , que irá acontecer nos dias 15 e 16 de outubro propõe o debate sobre  desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. O evento será realizado do Museu da Vida, como resultado de um conjunto de reflexões compartilhadas entre integrantes do meio acadêmico e de organizações e movimentos comunitários.

 Na perspectiva de que é preciso desnaturalizar o significado do termo desastre e suas repercussões nas relações sociais , os  idealizadores buscam aprofundar, juntamente  com a sociedade, a discussão  sobre o conceito  comumente  atrelado à  fatalidade.

Com uma extensa programação de atividades o evento irá recuperar dados e análises sobre desastres ocorridos nas cidades  das regiões serranas, a partir de janeiro de 2011, tais como alagamentos e deslizamentos.

O seminário é voltado para pesquisadores, gestores públicos, integrantes de comunidades, técnicos da área e estudantes e o limite de público é de 180 pessoas.

Desnaturalizar os desastres e fortalecer o movimento comunitário são condições essenciais para a recuperação das regiões serranas, a para a consolidação da uma cidadania mais ativa nas comunidades e instituições e a criação de um novo regime de produção do saber e de atuação. Além disso, o evento irá propiciar o encontro entre representantes da Rede Monades (Movimento Nacional dos Afetados por Desastres) e da Rede Nacional de Pesquisadores em Desastres.

Integrantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), que acompanham, há decadas, a realidade de pessoas atingidas por desastres socioambientais na região serrana do Rio de Janeiro, estarão presentes do evento, buscando contribuir para o resgate de informações e para a construção de uma realidade de produção dos saberes.

 

Para  conferir a programação e realizar a inscrição basta acessar o hotsite do evento e seguir o passo a passo.

http://seminarios.fiocruz.br/event/3/#schedule