Formatura do Florescer 2015 acontece hoje

Por Juliana Oliveira em 03.12.2015

 

Turma de 2015 do Projeto Florescer se forma nesta sexta-feira (04/12). Este ano cerca de 20 jovens concluíram o programa de oficinas e receberão o diploma, em um evento que acontece às 18h, no Colégio Santa Catarina.

A formação de 1 ano  do  Projeto Florescer: arte-educação, cidadania e ecologia, oferecida pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) chegará ao fim em 2015, através de uma cerimônia voltada para pais, amigos, educadores e formandos.

Criado há 18 anos, o projeto tem como objetivo  ampliar as perspectivas de desenvolvimento e inserção do jovem na sociedade. Anualmente o CDDH lança um processo seletivo, voltado para  jovens moradores de comunidades da periferia do município, que tenham entre 14 e 17 anos e estejam matriculados na rede pública de ensino. Ao todo são oferecidas 30 vagas em um processo seletivo que acontece em fevereiro, na sede da organização. Já as atividades, são iniciadas, em geral, no mês de março de cada ano.

Composto por uma equipe multidisciplinar, o Florescer é constantemente reavaliado pela própria equipe, que busca promover melhorias no projeto a cada edição. Os jovens da turma de 2015 participaram de diversas atividades teóricas e dinâmicas. Foram oficinas de língua portuguesa, gênero e cidadania, história, teatro, cinema, musicalização, canto coral, agroecologia e educação ambiental, psicologia e direitos humanos, entre outras.

Após a formatura, os jovens que desejarem continuar participando das atividades propostas pelo CDDH poderão integrar a equipe do Projeto ArticulAção, em seus diversos núcleos: Musicalização e Canto Coral, Cinema & Direitos Humanos, Musicalização e Funk e Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas (EAPA).

 

*O colégio Santa Catarina está localizado na Rua Montecaseros, 278, no Centro de Petrópolis.