'GRUPO ACAMPA NA PRAÇA DA LIBERDADE'

Veículo: Jornal Tribuna de Petrópolis

Data: 16.09.2016

Fonte: http://e-tribuna.com.br/ler/grupo-acampa-na-praca-da-liberdade/4913

 

'GRUPO ACAMPA NA PRAÇA DA LIBERDADE'
 
 
16/09/2016
Compartilhar:
 
Foto Marco Oddone

Com barracas, cadeiras de praia e pedaços de papelão, um grupo está acampando na Praça da Liberdade. Segundo informações de pessoas que passam diariamente pelo local, a movimentação ocorre no lugar há mais de dois meses.

De acordo com um funcionário da Comdep que preferiu não se identificar, os problemas com relação ao caso já viraram rotina. “Está muito complicada a situação. Eles ficavam dia e noite ali e nós temos que limpar toda a sujeira que fica no local. Eles deixam muita sujeita, como restos de alimentos e garrafas vazias. Ás vezes saem durante o dia, mas, a noite, estão sempre aqui”, contou.

Um comerciante que atua na região afirmou que à noite, a situação piora. “Eles brigam as vezes, fazem muito barulho. As pessoas estão com medo”, contou, acrescentando que o grupo é formado por três pessoas. “Ás vezes notamos mais gente, mas, três ficam ali direto”.

Comerciantes do terminal rodoviário do Centro também afirmam que alguns moradores de rua voltaram a dormir no local. “Tem uns dois que dormem aqui direto. Não me causam nenhum tipo de problema, mas, fico com pena da situação deles”, contou o comerciante Luciano Vieira.

Outro comerciante que preferiu não se identificar contou ainda que às vezes, eles aparecem durante o dia. “Tem um que é conhecido e fica aqui a tarde batendo latinha. Ás vezes os guardas aparecem e eles saem, mas, voltam à noite”, disse.

Questionados sobre a denúncia, a  Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) informou que realiza, constantemente, o trabalho de abordagem em todo o município. As equipes abordam pessoas em situação de rua, tentando convencê-los a pernoitarem no Núcleo de Integração Social (NIS), mas em alguns casos há recusa por parte da população em situação de rua. As equipes da Setrac também realizam ações em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e com a 4º Vara Cível. Encontros com a população de rua são realizados a fim de sensibilizá-los a irem para o NIS. Ainda segundo a secretaria, o trabalho de abordagem é realizado por equipe multiprofissional, com psicólogo e assistente social. A equipe busca entender a realidade da pessoa e faz o encaminhamento para o Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra. A Setrac informou ainda que também mantém o Centro Pop, na Rua Floriano Peixoto, inaugurado pela Prefeitura em 2015. No local, as pessoas em situação de rua podem encontrar acolhimento durante o dia, além de atendimento social e psicológico. O Centro Pop também oferece à população em situação de rua área para banho, espaço para convivência, sala para leitura, atividades pedagógicas e palestras. Quando necessário, as pessoas atendidas no Centro Pop são encaminhadas ao Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, onde podem passar a noite. A Setrac esclareceu também que algumas das pessoas em situação de rua em Petrópolis recusam o abrigo. Há, ainda, moradores de outras cidades. Nesse caso, a Setrac busca o contato com as Prefeituras dos municípios de origem, para que façam trabalho de restabelecimento de vínculo junto às famílias.