Pão e Beleza: projeto que beneficia população em situação de rua expande ações a partir de 21/03

Por Juliana Oliveira em 14.03.2016

Iniciativa que beneficia população em situação de rua no município de Petrópolis expandirá as atividades a partir da próxima segunda-feira (21/03), com um evento de lançamento desta nova proposta de atuação do projeto. Idealizado e gerido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), o Projeto Pão e Beleza -Espaços de Cidadania expandirá o atendimento à População Adulta em Situação de Rua, com o auxílio financeiro do SESI - Conselho Nacional.

O lançamento acontecerá às 17:30, na própria sede do CDDH, local de funcionamento do projeto. O evento é aberto para o público em geral e contará com um jantar para a população em situação de rua e palestras com o presidente da organização, o teólogo e escritor, idealizador da teologia da libertação, Leonardo Boff, e  Hilda Correa, integrante da coordenação do Fórum Estadual de População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro.

O Pão & Beleza foi criado em 2004, ano em que o CDDH iniciou as atividades de enfrentamento à fome e à vulnerabilidade social, a partir do atendimento direto às demandas daqueles que habitam as ruas e visando, ainda, contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para esta população.

O projeto opera também na linha de frente da segurança alimentar e nutricional de populações empobrecidas e no apoio sócio-pedagógico a estas pessoas. Com este objetivo, conta  com uma cozinha comunitária, que irá  oferecer refeições aos usuários duas vezes ao dia (café da manhã e almoço).

Criada com objetivo principal de promover acesso a serviços sócio-assistenciais e sócio-educativos, a iniciativa prevê, além do encaminhamento desta população aos diversos equipamentos públicos responsáveis pela garantia dos mais variados direitos, refeições duas vezes ao dias (café da manhã e almoço), a inscrição de interessados em cursos e/ou  oficinas de formação sócio-pedagógica, de alfabetização e profissionalizantes, bem como o benefício de serviços como cortes de cabelo e barba; doação de roupas e participação em atividades culturais.

 

Sidnei Hãn, funcionário do CDDH, trabalha há 12 anos com população em situação de rua. Começou a atuar como voluntário nesta causa e hoje é referência para os usuários que são atendidos na instituição. "Convivendo com eles eu aprendo várias coisas, mas o principal é que, muitas vezes, o que acreditamos ser o melhor para eles nem sempre é o certo. Assim como nós, eles têm o direito de permanecer na rua se quiserem, mas de forma segura, tendo seus direitos preservados. A relação com eles me surpreende: são inteligentes, sensíveis... Coisas que a gente não percebe ao passar por eles na calçada... Como se fossem homens invisíveis", conta, Sidnei.

 

Confira a programação:

17:30 h. – Jantar com a População em Situação de Rua

18:30 h. – Palestra: “O Lugar do Pobre”, com Leonardo Boff

19:00 h. – " A população em situação de rua no estado do Rio de Janeiro-Legislação para População em Situação de Rua"- por Hilda Correa, Assistente Social que integra a Coordenação do Fórum Estadual de População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro

19:30 h - " O que é viver na Rua?" - fala da População em Situação de Rua

Apresentação de Performances de rua.

 
O Centro de Defesa  dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)  fica  na  Rua Monsenhor Bacelar, 400 – Centro  Petrópolis – RJ.
E-mail: cddh@cddh.org.br     Telefone: (24) 2242-2462