Periferia: caravana itinerante mobilizou moradores e ainda passará pela comunidade Madame Machado

Por Juliana Oliveira

 

Foram apenas dois dias de atividades em comunidades da periferia de Petrópolis. A equipe do Projeto ArticulAção (CDDH) percorreu as ruas dos bairros Caxambú e Independência, mobilizando os moradores para participar de diversas atividades da Caravana Itinerante. A adesão sensibilizou o grupo, que  ficou ainda mais estimulado para programar o último dia de evento, que acontecerá em Madame Machado, no próximo 29 de agosto.

A proposta inicial era incentivar o protagonismo da juventude que mora nessas localidades, através de uma ação que acontecesse na comunidade e para a comunidade. Mas além das atividades e serviços oferecidos, o resultado encontrado foi, também, o clima de novidade traduzido em muitos sorrisos.

Na tarde do último sábado (15/08) o sol queimava a lona das tendas colocadas no campo do morro dos anjos, no Caxambú. As crianças corriam para ver do que se tratava os novos sons e cores que movimentavam o 'seu' quintal. Enquanto isso, um grupo de jovens espiava do muro ao lado do descampado. Aos pouco o evento foi tomando forma, transformando a rotina da comunidade.. .Palhaços e educadores misturavam-se nas atividades que iam desde a prestação de serviços sociais à apresentações artísticas.  Depois do lanche entre vizinhos,  o  já conhecido ritmo funk foi cantado para eles, como uma forma de celebrar o que acontece ali.

No domingo (16/08) não foi diferente. A equipe caminhou em Caravana pelas ruelas do Independência (a segunda comunidade mais populosa de Petrópolis),  convidando os moradores para participar do evento que aconteceu na antiga escola rosa. Lá famílias inteiras se reuniram para receber auxílio jurídico e consulta sobre documentações básicas, além de aproveitarem o dia 'de folga', para embelezar o corpo e ,por quê não?, dançarem juntos.O serviço de manicure e a oficina de tranças nagô foram as ações mais procuradas, mas o encontro do grupo, estimulado por desconhecidos e alguns moradores da própria comunidade, parece ter sido o mais importante.

 

Agora a equipe do projeto ArticulAção prepara as últimas ações de elaboração da Carava Itinerante, que irá acontecer no  bairro Madame Machado no próximo dia 29/08, a partir das 14h. O evento será realizado na Escola Municial Maria Amélia Antunes Rabelo, que fica na Rua José da Gama Machado, s/n,  onde serão prestados serviços de aferição de pressão arterial e retirada de primeira via de CPF e RG,  além de apresentações de roda de capoeira, com o Mestre Índio  do Grupo Karuna, contação de histórias, apresentação de funk ,com o grupo Indecência, e muito mais.