'Petrópolis, RJ, terá debate sobre o papel das comissões da verdade'

Veículo: Site de Notícias G1- Região Serrana

Data: 18. 05.2016

Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2016/05/petropolis-rj-tera-debate-sobre-o-papel-das-comissoes-da-verdade.html

Petrópolis, RJ, terá debate sobre o papel das comissões da verdade

Evento aberto ao público será nesta quinta-feira (19), no CDDH.
Comissões visam investigar e divulgar as violações da ditadura.

 

Do G1 Região Serrana

Petrópolis, na Região Serrana do Rio, debate sobre o trabalho das comissões da verdade no Brasil nesta quinta-feira (19), a partir das 18h30. O evento é gratuito e promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH).

O debate irá conta com as participações de Eduardo Stotz, presidente da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis; Nadine Borges, ex-presidenta da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro e Victória Grabois, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro (GTNM-RJ).

Criada em 2011 a partir da Lei 12.528/2011, a Comissão Nacional da Verdade é um marco na atuação do eixo memória, verdade e justiça no país, e visa investigar, reparar e divulgar as violações cometidas durante os períodos de ditadura. Apesar disto, o Brasil é apontado por pesquisadores como um dos países mais atrasados da América Latina no que consiste a reparação de crimes cometidos nas épocas de repressão.

Em Petrópolis um dos imóveis que funcionaram como instrumento de tortura nos “anos de chumbo”, conhecido como “Casa da Morte”, foi revelado para a população a partir do depoimento da única sobrevivente do local, Inês Etienne Romeu. Ela foi uma presa política militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), que atuou contra a ditadura militar no país.

Serviço
Diálogos CDDH - O papel das Comissões da Verdade no Brasil
Horário: 18h30
Local: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)
Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400- Centro
Contato (24) 22422462 / cddh@cddh.org.br