PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIO ADVOGADO(A)- EDITAL- ENCERRADO

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIO

O CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS DE PETRÓPOLIS – CDDH – está oferecendo oportunidade de estágio supervisionado na área de Direito. A oferta de estágio tem por objetivo propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem e constituir-se em instrumento de integração para o treinamento prático, o aperfeiçoamento técnico, cultural e científico e de modo especial, propiciar perspectiva criminologia de atuação aos profissionais de Direito.

O/a estagiário/a selecionado atuará no Projeto Centro de Referência em Direitos Humanos/RJ, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através do convênio 813220/2014, que tem como objetivo geral:

“Desenvolver ações de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos voltadas para população da região serrana e do município do Rio de Janeiro, colaborando no enfrentamento das situações de violação de direitos e fortalecendo a rede de políticas públicas local.”  

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  • Quantidade de vagas: 02 (duas) - 01 para período matutino e 01 para período vespertino.
  • Período de Estágio: 08 meses (13 de outubro de 2015 a 30 de maio de 2016)
  • Jornada de 25 horas semanais, observando-se a compatibilidade de horário acadêmico.
  • Será concedida uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 600,00 (quatrocentos reais), mais auxílio transporte no valor de R$60,00 (sessenta reais)
  • Processo de seleção a cargo do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.
  • Exige-se que o candidato à vaga esteja cursando a partir do sétimo período e que se encontre em situação regular nos quadros da OAB, com inscrição(ou disponibilidade para inscrever-se) de estagiário.

 

ATRIBUIÇÕES/ATIVIDADES:
 

· Atender as demandas espontâneas dos usuários do CDDH;

· Participar das reuniões de equipe do Projeto CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS/RJ;

· Fazer visitas a Delegacias com intuito de vistoriar a recepção e o tratamento dispensado aos indiciados, para defender um atendimento digno aos mesmos bem como aos seus familiares, na luta na busca por uma política pública de segurança pautada pelo respeito aos direitos humanos;

· Fazer visitas aos encarcerados (as), adultos e adolescentes;

· Participar de reuniões com objetivo fim de supervisão de estágio, orientada por um profissional da área de Direito do CDDH;

· Participar em espaços coletivos externos de discussão, reflexão e ação;

·Realizar registro manual e digital das atividades desenvolvidas (atualização das fichas cadastrais de cada usuário, elaboração de relatório de todas as atividades externas, atualização do banco de dados, ofícios, dentre outros);

· Participar das atividades propostas/promovidas pelo CDDH;

· Participar dos encontros de formação realizados pelos Projetos do CDDH;

 

DA INSCRIÇÃO/PROVA

Os interessados deverão encaminhar CV e uma carta de intenções sobre seu interesse em participar do projeto para o email: cddh@cddh.org.br, impreterivelmente até o dia 01 de outubro de 2015.

No dia 02/10 serão convocados os candidatos pré-selecionados para prova escrita no dia 06/10/2015 e entrevistas dia 08/10/2015. O início do estágio iniciará no dia 13/10/2015.

Para realização da prova, são indicadas as seguintes leituras (disponíveis para download no site www.cddh.org.br e para cópia na secretaria do CDDH- Rua Monsenhor Bacelar, nº400) e vídeos (segue o link abaixo):

 

  1. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. (Ana Luiza Pinheiro Flauzina). Introdução e Capítulo 1. 

 

  1. A advocacia popular – novos sujeitos, novos paradigmas. (Leandro Golsdorf). Cadernos Especiais Renap, 2005. p.9-15.(Embora a leitura de todo o caderno seja interessante). Disponível para Xerox no CDDH e também também no link:

http://issuu.com/dianamelo/docs/caderno_renap_adv_pop_final

 

  1. Sobre o papel do direito na sociedade capitalista (Miguel Baldez). Disponível para Xerox no CDDH e também no link: http://issuu.com/ricardo2p/docs/miguel_l._baldez_-_sobre_o_papel_do_direito_na_soc

 

  1. Entrevista com Angela Davis no programa Espaço Público - EBC: https://www.youtube.com/watch?v=sr6Qn6aJsCc

 

  1. Palestra prof. Saulo de Carvalho: “Juventude negra brasileira: homicídios e encarceramento”: 
    https://www.youtube.com/watch?v=6_BHJVDOVFY 

 

  1. Palestra da prof. Maria Lúcia Karam. Parte 1: “Drogas: dos perigos da proibição à necessidade de legalização”: https://www.youtube.com/watch?v=y1plJObIYxw