Projeto ArticulAção realiza fórum sobre a construção social do risco e a violação do direito à moradia

Por Juliana Oliveira em 08.04.2015

 

No próximo dia 16/04 a equipe do projeto ArticulAção, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), promove Fórum sobre a ‘Construção Social do Risco e a Violação do Direito à Moradia'. O evento tem como objetivo divulgar a discussão sobre as temáticas, com base nas realidades que atravessam quatro comunidades atingidas por desastres socioambientais na cidade de Petrópolis, onde se concentra o trabalho do Projeto.

Desde o início de  2014 o ArticulAção, que é patrocinado pela Petrobras e pela DKA Austria, realiza uma pesquisa-intervenção nas comunidades Independência, Caxambú, Madame Machado e Taquara, em que jovens pesquisadores buscam encontrar um diagnóstico da realidade da juventude moradora dessas regiões. Desta forma a equipe elabora ações que visam potencializar as próprias oficinas realizadas na região e instigar o protagonismo juvenil nestes espaços.

Este é o segundo fórum organizado pelo Projeto ArticulAção. No ano passado a equipe promoveu o fórum sobre Fé e Política, que reuniu mais de 50 pessoas no salão principal da sede do CDDH.  No dia 16/04 a produção social do risco e a violação do direitos à moradia foi escolhida como tema, pois traduz grande parte das dificuldades enfrentadas pelos denominados “deslocados ambientais”. 

Desta vez a equipe conta com o apoio do Projeto Assessoria Jurídica Popular, (CDDH), que realiza, há muitos anos, trabalhos nas comunidades periféricas da região serrana. Entre os participantes já confirmados estão Francine Damaceno, advogada do Projeto Assessoria Jurídica Popular, que apresentará a tese de doutorado sobre a política de reconstrução de moradias para os afetados em desastres socioambientais no Vale do Cuiabá, o Frei Marcelo Toyansky, representante da Presença Samaritana e do Fórum de Habitação de Teresópolis,  que falará sobre o trabalho realizado com deslocados ambientais e Rafael Coelho Rodrigues, Coordenador do ArticulAção, que irá divulgar as etapas do projeto de pesquisa e os objetivos da iniciativa para a cidade de Petrópolis.

No intuito de contribuir para a construção de políticas públicas para as áreas da infância e adolescência e para a desnaturalização de termos comumente associados a essa discussão, os idealizadores  realizam este evento, abrindo espaço para a ampliação dos debates,  que têm como principal público-alvo os atores do sistema de garantia de direitos dessa parcela da população.

 

Serviço:

-EVENTO GRATUITO-

Fórum “CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO E A VIOLAÇÃO DO DIREITO À MORADIA”

Local: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH

Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 400 – Centro – Petrópolis/RJ

Data: 16/04/2015

Horário: 14 hs.

Público-alvo: atores do sistema de garantia de direitos dessa parcela da população e interessados na temática.

Limite de público: aproximadamente 60 pessoas