Seminário em Petrópolis aborda os cuidados com a População em Situação de Rua
O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, instituição da sociedade civil atuante em Petrópolis há 37 anos na denúncia, encaminhamento e acompanhamento a violações de direitos humanos vem, através de mais uma iniciativa de discussão, convidamos todos a participar e a multiplicar nosso convite aos profissionais de sua rede para participarem de um importante debate relacionado à intervenção junto à população em situação de rua.
O CDDH-Petrópolis, há muitos anos, recebe recorrentes denúncias de violações de direitos desta população e também é alvo de críticas da sociedade conservadora que, sem entender e atuar na complexidade do problema, clama pela retirada forçada destas pessoas de seu campo de visão.
Para debatermos essa invisibilidade, discutirmos direitos e as maneiras possíveis de imediata intervenção, solicitamos apoio do Fórum Estadual da População Adulta em Situação de Rua. Para este amplo debate esperamos contar com os equipamentos da Assistência, Saúde e Segurança Pública, dos técnicos destas três áreas, da sociedade civil e também dos grupos religiosos que atuam diretamente no atendimento de necessidades deste público.
Nosso encontro será na FASE (Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis – RJ) – Sala Arthur Sá Earp Neto, no próximo dia 19 de maio (sexta-feira), das 14 às 17:30 horas com a programação abaixo:
População em Situação de Rua: O que fazer?
14:00 – Abertura: O que é PopRua - Admilson Alves Tavares (Movimento Nacional da População de Rua
14:20 – O que é a Política Nacional para a População em Situação de Rua? – Renata Souza (Técnica Social do Centro Nacional de Direitos Humanos da População e Rua e Catadores de Materiais Recicláveis – Núcleo Estadual do Rio de Janeiro)
14:40 – A Assistência Social para a População em Situação de Rua – Meimei Oliveira – Assistente Social do Ministério Público do Rio de Janeiro e Mestranda de Política Social da UFF
15:00 – Saúde para População em Situação de Rua – Maria Teodora S. Rufino - Coordenadora do Grupo Técnico de Prevenção à Violência da SES/RJ Grupo Intersetorial de Populações em Situação de Rua - Superintendência de Atenção Básica Subsecretaria de Unidades de Saúde Secretaria de Estado de Saúde / RJ - Equipe Consultório na Rua de Manguinhos e equipe Consultório na Rua de Petrópolis (ainda sem participação confirmada)
15:40 – Legislar para a População em Situação de Rua – Vereador da cidade do Rio de Janeiro Reimont
16:00 – O que funciona em Petrópolis? NIS, Centro Pop e Consultório na Rua – equipes destes equipamentos à confirmar participação.
16:20 – Plenária: O que fazer? – abertura do microfone para participação dos presentes
17:00 – O que fazer? Propostas de Ação e Encaminhamentos.
Com este pequeno espaço de tempo, pretendemos levantar questões e ampliar conhecimento do que é ou não adequado enquanto intervenção com relação à esta população. Pretendemos iniciar, em Petrópolis, um diálogo voltado para o que existe de mais vulnerável e complexo dentro do âmbito da Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.
Assim, contar com sua presença neste debate enriquecerá, não só a discussão, mas também a atuação pós seminário, que, com certeza, poderá ser diferente à partir deste momento de reflexão conjunta. Temos a clareza de que a discussão, proposição e prática reflexiva são instrumentos fundamentais para a atuação enquanto política para a PopRua.
Este seminário está sendo realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, pelo Fórum Estadual PopRua e pela FMP/FASE.
Serviço:
Seminário - População em Situação de Rua: O QUE FAZER?
Data: 19/05 (SEXTA-feira)
Horário: 14-19 HORAS
Local: Sala Arthur Sá Earp Neto (Auditório da FMP/FASE)
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ, 25680-120
-EVENTO GRATUITO-
-NÃO É NECESSÁRIO REALIZAÇÃO DE INSCRIÇÃO PRÉVIA-