V Fórum do ArticulAção coloca a Criminalização da Juventude em pauta

Por Juliana Oliveira em 06.05.2016

Na próxima quinta-feira (12/05) às 14h o projeto ArticulAção realizará um debate sobre a Criminalização da Juventude, durante o V Fórum elaborado pela equipe. Conforme as edições anteriores, o evento será gratuito e acontecerá na sede do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH).

O  fórum atende a uma demanda de análise sobre a crescente criminalização do jovem, principalmente negro e morador de periferias, público este, assistido pelo  ArticulAção, que prevê uma prática de questionamento e reformulação constante da lógica social vigente. A partir do evento o CDDH irá iniciar uma pesquisa com o objetivo de demonstrar a quantidade de jovens petropolitanos que estão sendo internados provisoriamente de forma inadequada  e quais são os efeitos disto para eles, suas famílias e para toda a sociedade. 

A defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eufrásia Souza falará sobre o tema, que é uma das vertentes transversais do trabalho do próprio projeto.

Também estarão presentes o ex-comandante da PMERJ, Ibis Pereira, atual assessor de segurança humana  para questões de drogas e armas do Viva Rio e Graziela Sereno, mestre em psicologia pela UFRJ e representante do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura da Alerj

Além das falas e do espaço aberto ao diálogo, será realizada, ainda, uma apresentação musical com os     MC´s Papá e Julião, ativistas e integrantes do Bonde da Cultura, coletivo de jovens do morro do Jorge Turco, uma favela não pacificada, em Rocha Miranda, no Rio de Janeiro

O evento é aberto ao público em geral, mas, para participar é necessário entrar em contato com a secretaria da organização e informar o nome completo. O CDDH está localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 400, no centro da cidade.

Telefone para contato: (24) 22422462

 

- EVENTO GRATUITO-

V Fórum ArticulAção: Criminalização da Juventude

Data: quinta-feira (12/05/2016)

Horário: 14h

Local: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)