VI Fórum do ArticulAção acontece na próxima semana

Por Juliana Oliveira em 14.06.2016

 

Projeto ArticulAção realiza, na quinta-feira (23/06), o VI Fórum aberto ao público em geral. Desta vez o projeto gerido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), propõe um bate papo  sobre a importância da 'Juventude Organizada e da Educação Popular''.  O evento é gratuito e começa às 14h na sede da organização.

Criado a partir da perspectiva de que àqueles que vivem à margem  são negados não apenas os direitos básicos, mas a própria noção de direito, o ArticulAção promove ações voltadas para jovens de três comunidades de periferias da cidade de Petrópolis (Alto Independência, Caxambu e Madame Machado). São oficinas multidisciplinares que objetivam desenvolver e/ou ampliar a autopercepção e o olhar sobre  a própria realidade, a partir, também, de um trabalho de pesquisa e cartografia social, que visa construir um mapeamento destas localidades sob o ponto de vista dos que ali residem. Em 2015 o CDDH divulgou quatro publicações com os resultados parciais desta pesquisa e até o fim de 2016 a equipe prevê o lançamento de um documento final.

Foram estes jovens, ao lado da equipe composta por sete educadores e quatro jovens-pesquisadores remanescentes de projetos da organização, que desenvolveram o evento e esperam ampliar o debate para além dos movimentos sociais. "A gente trabalha com os jovens e um dos objetivos é a construção da autonomia. Os movimentos da juventude que ocorrem hoje são o maior exemplo do que nós procuramos trabalhar aqui. Já a educação popular, é a base histórica dos movimentos sociais e está agora radicalizando o conceito proposto:  temos hoje uma ótima oportunidade de observar, na prática, a horizontalidade disto: o quanto que esses jovens estão ensinando para os pais e professores nessas ocupações... O quanto, nesse momento de incertezas políticas, a juventude cria as possibilidades", comenta Jean Costa, coordenador do projeto.

O VI Fórum do ArticulAção contará com as falas de Maria Clara Fernandes, Psicóloga e professora na ETJK- Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (FAETEC), Maicon Ozório- aluno do 1º ano do curso de turismo da  ETJK- (FAETEC), Marcelo Souza, pai de estudante que participa de ocupação no Rio de Janeiro. Pedro Vitor Negromonte, estudante secundarista, militante no movimento estudantil . Além do debate, a atividade contará, ainda, com a exibição do curta "O muro é o meio", de Eudaldo Monsão Jr, que faz parte da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura.

 

Serviço:

VI Fórum do Projeto ArticulAção

Tema: "Juventude Mobilizada e Educação Popular"

Data: quinta-feira (23/06/2016)

Horário: 14h

Local: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400- Centro

Contato: (24) 22422462