Por Juliana Oliveira
Aconteceu ontem (18/06) a última reunião da rede de atendimento à população em situação de rua. Integrantes do grupo recém criado fizeram uma análise dos avanços conquistados desde o início do trabalho e delinearam os pontos de abordagem a serem destacados na audiência pública que acontecerá no próximo mês.
Este é o terceiro e último encontro da rede até a próxima audiência pública do dia 13/07, sobre a situação de moradores de rua no município de Petrópolis. Entre as propostas a serem apresentadas na ocasião estão a criação de um evento de capacitação dos agentes e divulgação da própria rede, um material contendo informações como o diagnóstico preliminar deste público na região e o fluxo de serviço voltado para ele.
Desde a realização da audiência pública sobre o tema, que aconteceu em maio, representantes de organizações da sociedade civil e de órgãos públicos responsáveis pela caus a realizam encontros a fim de iniciar um trabalho em rede, entre atores que já atuam em benefício desta população. Até o momento estão participando membros do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), da Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania (SETRAC), do Núcleo de Integração Social (NIS), do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da Pastoral de Rua, além do vereador Silmar Fortes (PMDB), responsável pela convocação da audiência pública.
Apesar da participação dos atores citados, ainda é apontada como uma das grandes carências para a efetiva realização do serviço em rede, a falta de representantes da área de saúde e saúde mental do município, que deverão ser notificados oficialmente para estarem presentes no próximo encontro.

No responses yet