Por: Guilherme Freitas Gomes em 15/03/2017

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos vai às ruas, hoje, junto com o Movimento Sindical de Petrópolis e demais organizações contra a Reforma da Previdência.

O atual governo de Michel Temer revela-se como o verdadeiro exterminador do futuro e da conquista de direitos. Depois da PEC da Morte, que congela os investimentos em saúde (destruindo o SUS), da educação e dos programas sociais por 20 anos, agora quer acabar com o seu legítimo direito à aposentadoria.

A PEC 287/2016 É TRABALHAR ATÉ MORRER E NÃO SE APOSENTAR. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA. A proposta da Previdência (PEC 287) enviada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal contém regras absurdas e desumanas, que acabam com direitos históricos conquistados pelos trabalhadores.

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) convoca toda a comunidade petropolitana, os trabalhadores, a juventude, os amigos para integrarem o Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações Contra a Reforma da Previdência que será realizado em todo País neste 15 de março.

Aqui na cidade de Petrópolis o ato irá acontecer hoje, às 16 horas na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade, próximo à rodoviária.

A população vem demonstrando em várias oportunidades, com manifestações de ruas, nos estádios de futebol, teatros, e no carnaval, seu repúdio a essa quadrilha que assumiu o poder em Brasília. Agora, é hora de transformarmos toda essa rebeldia em manifestação organizada contra mais esse ataque aos trabalhadores.

“Pessoas com passado não muito transparente se sentem no direito de legislar e de impor suas ideias, valendo-se do cargo que ocupam como representantes do povo. Como cristãos e como religiosos devemos aguçar o nosso senso crítico para não legitimar posições assumidas que vão contra o Evangelho e os direitos dos mais pobres” Ressalta a Carta da Conferência dos Religiosos do Brasil.

“A reforma da previdência representa o comprometimento excessivo de um governo não legítimo com o mercado financeiro, comprometimento que motivou uma mudança paradigmática e abrupta na relação do Estado com a sociedade, principalmente com a classe trabalhadora, promovendo uma onda de retrocessos em relação a políticas de inclusão democrática, ameaçando direitos constitucionalmente garantidos como a CLT por meio de projetos de flexibilização. Tudo isso atendendo a interesses ao capital privado.” afirmou Jean Costa, membro do CDDH.

Apresentada ao Congresso Nacional pelo governo Temer, a reforma da Previdência, que neste início de ano é a pauta principal das manifestações, pretende mudar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos tanto para homens quanto para as mulheres e aumentar o tempo de contribuição mínima de 15 para 25 anos. Levando em consideração que a expectativa de vida nas periferias – onde se concentra a maior parte da classe trabalhadora – e em muitas cidades é de 58 anos, grande parte dos brasileiros, pela proposta, deve morrer sem conseguir se aposentar. De acordo com esta reforma alguns benefícios também poderão ser desvinculados do salário mínimo, diminuindo o valor da aposentadoria ao longo do tempo.

Entidades que em Petrópolis compõem o ato contra a reforma da previdência:

  • Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)
  • Movimento Sindical de Petrópolis
  • Sindicato dos Bancários de Petrópolis
  • Sindicato dos Vigilantes
  • Sindicato da Alimentação
  • Sindicato dos Comerciários
  • Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil
  • Sindicato dos Gráficos
  • Sindicato dos Lapidários
  • Sindicato dos Metalúrgicos
  • Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios
  • Sindicato do Trabalhadores da Saúde
  • Sindicato do Turismo
  • Sindicato dos Vestiários
  • Sindicato dos Têxteis
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Petrópolis, Três Rios e outros
  • Associação de Docentes do CEFET/RJ (CEFET)
  • Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE)
  • Sindicato dos Professores do Município de Petrópolis e Região (SINPRO)
  • Diretório Acadêmico Leonardo Candu – do Curso de História da UCP
  • DAE – Diretório Acadêmico de Economia da UCP
  • União Nacional dos Estudantes (UNE)
  • União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES)
  • União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ)
  • União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ)
  • Associação Petropolitana dos Estudantes (APE)
  • Coletivo O Clã
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Petrópolis)
  • Segmento de Cultura de Rua
  • Roda de Cultura do CDC
  • Movimento Grito dos Excluídos
  • Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  • Unidade Classista (UC)
  • Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM)
  • União da Juventude Comunista (UJC)
  • Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
  • RUA – Juventude Anticapitalista
  • Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
  • União da Juventude Socialista (UJS)
  • Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
  • Partido dos Trabalhadores (PT)
  • Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT)
  • Central Única dos Trabalhadores (CUT)
  • Frente Brasil Popular
  • Nação HipHop Brasil
  • Gotam Cru
Categories
tags

No responses yet

Deixe um comentário