Por: Guilherme Freitas Gomes em 15/03/2017
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos vai às ruas, hoje, junto com o Movimento Sindical de Petrópolis e demais organizações contra a Reforma da Previdência.
.gif)
O atual governo de Michel Temer revela-se como o verdadeiro exterminador do futuro e da conquista de direitos. Depois da PEC da Morte, que congela os investimentos em saúde (destruindo o SUS), da educação e dos programas sociais por 20 anos, agora quer acabar com o seu legítimo direito à aposentadoria.
A PEC 287/2016 É TRABALHAR ATÉ MORRER E NÃO SE APOSENTAR. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA. A proposta da Previdência (PEC 287) enviada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal contém regras absurdas e desumanas, que acabam com direitos históricos conquistados pelos trabalhadores.
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) convoca toda a comunidade petropolitana, os trabalhadores, a juventude, os amigos para integrarem o Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações Contra a Reforma da Previdência que será realizado em todo País neste 15 de março.
Aqui na cidade de Petrópolis o ato irá acontecer hoje, às 16 horas na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade, próximo à rodoviária.
A população vem demonstrando em várias oportunidades, com manifestações de ruas, nos estádios de futebol, teatros, e no carnaval, seu repúdio a essa quadrilha que assumiu o poder em Brasília. Agora, é hora de transformarmos toda essa rebeldia em manifestação organizada contra mais esse ataque aos trabalhadores.
“Pessoas com passado não muito transparente se sentem no direito de legislar e de impor suas ideias, valendo-se do cargo que ocupam como representantes do povo. Como cristãos e como religiosos devemos aguçar o nosso senso crítico para não legitimar posições assumidas que vão contra o Evangelho e os direitos dos mais pobres” Ressalta a Carta da Conferência dos Religiosos do Brasil.
“A reforma da previdência representa o comprometimento excessivo de um governo não legítimo com o mercado financeiro, comprometimento que motivou uma mudança paradigmática e abrupta na relação do Estado com a sociedade, principalmente com a classe trabalhadora, promovendo uma onda de retrocessos em relação a políticas de inclusão democrática, ameaçando direitos constitucionalmente garantidos como a CLT por meio de projetos de flexibilização. Tudo isso atendendo a interesses ao capital privado.” afirmou Jean Costa, membro do CDDH.
Apresentada ao Congresso Nacional pelo governo Temer, a reforma da Previdência, que neste início de ano é a pauta principal das manifestações, pretende mudar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos tanto para homens quanto para as mulheres e aumentar o tempo de contribuição mínima de 15 para 25 anos. Levando em consideração que a expectativa de vida nas periferias – onde se concentra a maior parte da classe trabalhadora – e em muitas cidades é de 58 anos, grande parte dos brasileiros, pela proposta, deve morrer sem conseguir se aposentar. De acordo com esta reforma alguns benefícios também poderão ser desvinculados do salário mínimo, diminuindo o valor da aposentadoria ao longo do tempo.
Entidades que em Petrópolis compõem o ato contra a reforma da previdência:
- Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)
- Movimento Sindical de Petrópolis
- Sindicato dos Bancários de Petrópolis
- Sindicato dos Vigilantes
- Sindicato da Alimentação
- Sindicato dos Comerciários
- Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil
- Sindicato dos Gráficos
- Sindicato dos Lapidários
- Sindicato dos Metalúrgicos
- Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios
- Sindicato do Trabalhadores da Saúde
- Sindicato do Turismo
- Sindicato dos Vestiários
- Sindicato dos Têxteis
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Petrópolis, Três Rios e outros
- Associação de Docentes do CEFET/RJ (CEFET)
- Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE)
- Sindicato dos Professores do Município de Petrópolis e Região (SINPRO)
- Diretório Acadêmico Leonardo Candu – do Curso de História da UCP
- DAE – Diretório Acadêmico de Economia da UCP
- União Nacional dos Estudantes (UNE)
- União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES)
- União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ)
- União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ)
- Associação Petropolitana dos Estudantes (APE)
- Coletivo O Clã
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Petrópolis)
- Segmento de Cultura de Rua
- Roda de Cultura do CDC
- Movimento Grito dos Excluídos
- Partido Comunista Brasileiro (PCB)
- Unidade Classista (UC)
- Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM)
- União da Juventude Comunista (UJC)
- Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
- RUA – Juventude Anticapitalista
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
- União da Juventude Socialista (UJS)
- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
- Partido dos Trabalhadores (PT)
- Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT)
- Central Única dos Trabalhadores (CUT)
- Frente Brasil Popular
- Nação HipHop Brasil
- Gotam Cru
No responses yet